Obrigatoriedade dos extintores pode voltar a valer no Brasil
Senado deve analisar em breve projeto que determina presença do equipamento nos veículos
Apesar de derrubado em setembro de 2015 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o uso obrigatório de extintores de incêndio em veículos pode voltar a valer no Brasil. Pelo menos é o que prevê o do projeto de lei (PLC 159/2017), de autoria do deputado Moses Rodrigues (PPS-CE). O texto será analisado ainda neste ano pelo Senado e visa "proteger a vida e a integridade física de condutores e passageiros", em contraponto à decisão considerada "imprudente" do Contran.
"Não é plausível que o Contran, de um momento para outro, entenda que o extintor de incêndio não é mais considerado item de segurança do veículo e decida tornar facultativo o seu uso, deixando vulneráveis motoristas e passageiros em caso de incêndio", justifica o parlamentar.
Para quem não lembra, o Contran tornou o uso do extintor facultativo em 2015 depois de várias tentativas frustradas de implementar a obrigatoriedade. Na maioria das vezes, o prazo era sempre adiado por conta da falta do componente no mercado. No fim das contas, o órgão também constatou que a falta de treinamento e o despreparo dos motoristas para manusear o equipamento geravam mais risco de danos à pessoa do que o próprio incêndio. O Brasil era um dos poucos países que exigiam a presença do item nos carros.
Fonte: Senado
Galeria: Extintores ABC
RECOMENDADO PARA VOCÊ
IPVA SP 2025: veja o calendário de pagamento, alíquotas e isenções
Assim como no Brasil, Kicks atual será vendido nos EUA com novo nome
Prefeitura de São Paulo (SP) anuncia suspensão do rodízio; veja datas
Novo Compass 2026: Stellantis confirma US$ 2,1 bilhões para produção
Câmara aprova fim de pontos na CNH por não pagamento de pedágio
Quais foram os carros que menos perderam valor no Brasil em 2024?
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos